Resultados expressivos
Como era de se esperar, os alunos do CPC conseguiram ótimas notas na prova de redação do ENEM 2020. A qualificada estrutura oferecida pela instituição somada à força de vontade dos estudantes terminou garantindo resultados sólidos, que comprovam a eficiência da metodologia empregada no trato com essa disciplina que costuma ser tão desafiadora para tantos vestibulandos: “O desempenho dos alunos (tanto os do pré, quanto daqueles de turmas isoladas – redação avançada) foi fantástico. Mais de 70% dos nossos alunos obtiveram nota 900 ou mais”, afirma o professor Clemilson Martins.
Segundo ele, outro aspecto digno de comemoração se refere à enorme melhora de rendimento que foi obtida por muitos dos nossos estudantes: “Outra coisa que me deixa muito feliz se refere à evolução: nós tivemos alunos que, por exemplo, tiraram 360 no ano anterior e que, agora, tiraram 920; alunos com 440 que tiraram 960 e alunos com 620 que tiraram 980. Eu agradeci demais aos professores. Especialmente porque, em virtude desse período pandêmico, foi muito grande a quantidade de aulas on-line e isso de forma alguma comprometeu o desempenho dos nossos alunos”, disse.
Fórmula do sucesso
Fazer um bom texto não é, nem de longe, das tarefas mais fáceis. Mas com a utilização das estratégias corretas essa missão fica um tanto mais fácil de ser concretizada – especialmente por parte dos vestibulandos. Levando isso em conta, o CPC adotou alguns importantes diferenciais no ensino dessa disciplina que não raramente é vista como uma espécie de “bicho-papão” na trajetória dos estudantes rumo às aprovações: a redação.
Melhor metodologia
“O nosso principal diferencial se refere à discussão temática envolvendo professores multidisciplinares. Por exemplo: vamos supor que o tema da vez seja vacinação. Nesse caso, o professor de atualidades (Júlio César) vai falar sobre a lei, sobre a vacinação no mundo e a vacinação no Brasil (dentre outros tópicos). Depois vem o professor de sociologia e filosofia para dissertar acerca de referenciais sociológicos e filosóficos voltados para esse mesmo tema. A gente chama isso de repertório sociocultural produtivo. Os dois professores ficam em sala discutindo isso tudo juntamente com as duas professoras de Redação”, afirma o professor Clemilson. “Depois temos sempre um projeto de texto, seguido do intervalo (com lanche grátis) e da produção da redação da semana, havendo tempo para produção da reescrita também. Os alunos adoram a metodologia e se sentem preparados para escrever sobre qualquer tema, tanto pela estruturação (que é o que a gente chama de projeto e texto – método Patrícia Lima) quanto pela discussão dos temas com os professores”, finaliza.