Conheça um pouco da história de superação de Jairo, aluno do CPC que conseguiu ser aprovado em Medicina na UFMA
  quarta, 23/06/2021, às 17:06

Conheça um pouco da história de superação de Jairo, aluno do CPC que conseguiu ser aprovado em Medicina na UFMA

Depois de conhecer o professor Clemilson e se matricular no pré-vestibular do CPC, muita coisa mudou na vida de Jairo. E o auge dessa mudança foi evidenciado na recente aprovação que ele obteve para o curso de Medicina da UFMA. Pautado na simplicidade, ele garante não ter elaborado nenhuma complexa rotina de estudos no intuito de ser presenteado com uma vaga no ensino superior: “Eu não tenho muitas fórmulas para isso. O que eu fiz foi seguir o cronograma do CPC.”, diz. “Quando resolvi fazer o pré no CPC foi porque conheci o Clemilson um ano antes e sabia que ele tinha pleno conhecimento do que estava fazendo. Então, sabendo disso, o que eu fiz foi dedicar o tempo que eu tinha para estudar a mais as disciplinas com as quais eu tinha dificuldades (resolver questões e corrigir).”, continua.

Perseverança do aluno mais estrutura do CPC: a soma perfeita

A trajetória de Jairo nos estudos foi marcada por muitas dificuldades. Mas todas elas foram superadas através de sua enorme perseverança: “Eu, além de estudante, sou pai de dois filhos e ainda tenho que fazer algumas coisas de casa. Outro ponto muito difícil foi recuperar a base do conhecimento do ensino médio, pois concluí meu ensino médio por meio de um programa chamado “Viva Educação” no ano de 2001 (com aulas gravadas pela TV, estilo telecurso). Então tive que aprender muitos conceitos básicos. Tinha muita dificuldade em matemática e física. A prática de questões foi um grande determinante. Tudo isso junto com a expertise passada em sala pelos professores me ajudou bastante.”, conta. Além disso, claro, o suporte dado pelo CPC também teve papel de destaque na sua conquista: “Com toda certeza (o CPC foi muito importante). Fui o segundo aluno matriculado no ano de 2020. Tinha certeza que a forma como o Clemilson lida com seus alunos e professores seria muito importante para o tão almejado resultado.”, enaltece.

Motivação que transborda 

 

A própria história de vida de Jairo já é suficiente para que ele garanta o combustível necessário para as plenas realizações dos seus sonhos. E certamente o que ele tem a dizer sobre isso pode ser um ótimo fator motivacional para todos nós: “Eu nasci motivado (sou filho de pedreiro e de dona de casa, sempre enfrentei muita dificuldade pra conquistar alguma coisa). Depois que tive meus filhos sempre pensei em ser exemplo para eles em alguma coisa. Então o que posso dizer é que o propósito está dentro de cada um e o meu foi esse. Cada jovem estudante deve encontrar o seu e ter bem claro o seu objetivo uma vez que ele também pode ser o seu motivador.”, aconselha.

Jairo sabe que não é com o ponto de chegada que evoluímos, mas, sim, como todo o caminho que nos leva até ele. Assim, levando isso em conta, ele finaliza com uma mensagem ainda mais direta e importante para todos os vestibulandos: “Não se prendam somente ao resultado, vivam o processo, a incerteza, a dificuldade está na cabeça de todos (até mesmo daqueles super inteligentes). A questão é saber o que fazer com essas dificuldades que aparecem. Não se cobrem tanto, e, acima de tudo, tenham fé em Deus ou naquilo que vocês creem. Eu sozinho jamais teria conseguido. Eu acredito no milagre diário, minha aprovação é fruto disso.”, assegura.  

Comente!