Aprenda a montar um cronograma de estudos compatível com suas metas utilizando as dicas que o Blog do CPC traz nesse post para você!
  segunda, 19/04/2021, às 10:04

Aprenda a montar um cronograma de estudos compatível com suas metas utilizando as dicas que o Blog do CPC traz nesse post para você!

Conseguir ser aprovado numa IES nunca é das tarefas mais fáceis, não é mesmo? Mas com um bom planejamento e muita dedicação essa meta fica bem mais próxima de ser atingida. Nesse sentido, a pergunta que fica é: você já dispõe de um cronograma de estudos realmente compatível com os resultados que almeja conseguir? Se a resposta for “não”, então esse post é ideal para você.

Equilíbrio é essencial 

Um bom cronograma de estudos é aquele que é perfeitamente executável. Nele devem estar previstas não só as horas que serão destinadas ao estudo de cada disciplina, mas também as horas que serão destinadas ao descanso e ao lazer. Sim, é muito necessário que haja tempo para todas as atividades do seu dia-a-dia de forma equilibrada.

Estabeleça prioridades 

Disciplinas com as quais você tem maiores dificuldades certamente carecem de maior atenção de sua parte. Então é muito importante que você saiba identificar essas lacunas e preenchê-las com uma boa estratégia. Por exemplo: se você tem problemas quanto à produção de textos dissertativos não será uma boa ideia ir “logo de cara” de encontro ao problema. Primeiro você precisará solidificar os conhecimentos mais básicos a respeito desse assunto, tais como as características do texto dissertativo e as maneiras possíveis de se fortalecer o repertório argumentativo. Só depois disso será interessante que você se dedique a uma prática mais contundente no que se refere à produção desses textos no intuito de aprimorar sua habilidade de escrita e seu conhecimento como um todo na disciplina de redação.

Opte por um método de estudos 

Auto explicação? Interrogação elaborativa? Mapas mentais? Técnica Pomodoro? Fichamentos? Definidas as horas, os dias, tudo que irá compor seu cronograma de estudos, é hora de definir a maneira como você irá estudar. Sim, existem diversas formas (conforme as citadas no início desse parágrafo) e todas podem ser muito eficientes. Mas detalhe: a maior eficácia (ou não) de cada estratégia varia muito de pessoa para pessoa, ou seja, você precisa entender bem com qual (ou com quais) dessas possibilidades você realmente se identifica.

No mais, recomenda-se que você sempre disponha de um lugar confortável para estudar; que você interaja com outras pessoas sobre os conteúdos que for estudando; que você sempre faça revisões e, dentro do possível, umas pausas. Além, é claro, de alimentar sempre sua positividade, priorizando também a sua saúde física e mental.

Comente!