É possível lidar com a saudade da família e mesmo assim obter êxito na busca pelas aprovações? Confira!
  terça, 29/06/2021, às 17:06

É possível lidar com a saudade da família e mesmo assim obter êxito na busca pelas aprovações? Confira!

Icaro Emanoel é natural da cidade de Oeiras – PI. E devido ao fato do CPC estar localizado em Teresina, ele, Icaro, veio para capital piauiense, onde ficou por cerca de 3 meses no intuito de desfrutar da melhor preparação visando os principais vestibulares do Brasil. Durante esse período ele morou com amigos que também estudam em Teresina (fazem faculdade) e teve que lidar com a saudade daqueles aos quais ele mais ama:  “Durante esse período eu tive que me adaptar por ter que ficar esse período longe da minha família. Foi um pouco difícil, mas sempre mantive o contado por telefone, videochamadas. Aí devido à pandemia eu tive que retornar para minha cidade onde terminei o pré do CPC de forma on-line. Isso me ajudou devido ao acolhimento e afeto que tive da minha família.”, relata.

Início complicado 

O início da sua preparação não foi fácil, mas, aos poucos, a base de conhecimentos de Icaro foi ficando sólida o suficiente a ponto de fazer com que ele conseguisse passar para o curso de Medicina na UESPI e na UFT: “Eu sou aluno proveniente da escola pública. Devido a isso eu tive algumas dificuldades desde o início no CPC, principalmente com a organização e com assuntos pontuais de algumas matérias. A partir daí eu tive que me adaptar, conseguir organizar meu tempo e meus estudos de forma objetiva e estratégica. Os vestibulares de hoje – especialmente o ENEM – se tornaram provas de mais resistência do que de conteúdo. Então eu tive que fazer vários simulados, um estudo mais aprofundado e relacionado com o cotidiano (que é uma das frentes priorizadas pelo ENEM) e, com isso, consegui melhorar meu desempenho.”, analisa.

Diferenciais preciosos 

Nesse contexto, a estrutura oferecida pelo CPC se converteu em alguns dos grandes diferenciais – conforme esperado – da trajetória de Icaro enquanto vestibulando: “O CPC, em si, é um cursinho muito organizado, tanto com seus horários quanto com seus materiais. E com isso já me ajudou a organizar minha rotina de estudos. O CPC tem o diferencial de proporcionar para os discentes um modelo de avaliação chamado de minissimulado (que é um conjunto de questões que são direcionadas aos assuntos que foram abordados no dia). Isso foi de suma importância para minha preparação.”, enaltece. Com a ajuda do CPC e, claro, da sua própria determinação, Icaro conseguiu potencializar ainda mais seus pontos que já eram fortes e reduzir sobremaneira aquilo que ele não tinha como sendo tão forte assim: “Eu pude fundamentar ainda mais aquilo que eu já tinha como conhecimento prévio e aumentar os meus conhecimentos com assuntos novos com os quais eu tinha uma certa dificuldade”, garante.

Dicas de grande importância

Como não poderia deixar de ser, Icaro finaliza com ótimas dicas para quem se encontra na busca pelas aprovações – especialmente se tratando de ENEM: “Sempre busquem assuntos do cotidiano que foram cobrados anteriormente nas provas do ENEM para que possam treinar esses tópicos e já os ter em mente, uma vez que muitas questões podem ser repetidas. A partir disso você vai construir muito conhecimento e vai ser ainda mais estratégico, ganhar mais tempo durante a prova. Além disso recomendo também que todos façam (ao menos) uma redação semanalmente uma vez que o primeiro dia (de avaliação) é muito cansativo (e esse tipo de treinamento – a exemplo de resoluções cronometradas de questões – certamente vai ajudar a otimizar a performance)”.

Comente!